foto Eder MosnaA 22ª edição do Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo está sendo realizado entre os dias 7 e 10 de maio, no The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas-SP.

Promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), o encontro deste ano tem o tema “SUStentabilidade com o SUS: nosso grande desafio”. O principal objetivo é debater a situação atual do SUS e levantar propostas de melhorias na gestão e na estruturação de todo o sistema de atendimento público de saúde.

Nesta sexta-feira, dia 10, os mais de 500 congressistas, esperam ansiosos pelo encerramento do Congresso que tem confirmada a presença do Governador Geraldo Alckmin, de Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, de um representante do Ministério da Saúde e outras autoridades. A expectativa é que o governo do estado apresente novidades, além da formalização de 13 milhões em aditivos para as Santas Casas e do Ministério da Saúde, o setor espera apoio para que a presidente Dilma e os ministérios da Fazenda e Planejamento anunciem dinheiro novo para a saúde, linhas de crédito com juros subsidiados e um planejamento para o reajuste da Tabela SUS.

Para Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, o evento foi uma excelente oportunidade para o aprimoramento continuo da gestão e também palco para a fortalecimento do movimento que busca solucionar a grave crise que enfrentam. “Os profissionais da área hospitalar puderam compartilhar suas experiências, juntos aos gestores municipais, estaduais e federais, reunimos aqui grandes especialistas e uma equipe que enfrenta mais de um leão por dia. Somos a maior rede hospitalar do país e estamos confiantes de que as autoridades irão compreender a magnitude do problema e irão se empenhar em encontrar soluções”, espera Rogatti.

A programação do Congresso contemplou diversos debates, palestras com renomados especialistas e ações para incentivar o networking de todos os participantes. Entre os temas abordados estão “Analisando o Faturamento”, “Estabelecendo parcerias para novos modelos de liderança” e “Trabalhando em Redes Cooperativas: Compartilhamento para SUStentabilidade”.

Esta edição do Congresso é marcada pelo momento importante e decisivo que o setor vive, com o movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!”. “A atual crise coloca em risco o atendimento de toda a população. É preciso alertá-los que sem mudanças, nossas instituições podem fechar as portas. Espero, sinceramente, que além de um palco de debates e uma grande oportunidade de troca de experiências, possamos alcançar boas notícias com este evento”, aponta Rogatti.

Mais dados do setor

Existem no Brasil mais de 2.100 hospitais filantrópicos. Apenas no Estado de São Paulo, eles respondem por aproximadamente 50% dos leitos públicos. Em 2011, realizaram mais de 7,5 milhões de internações, sendo que destas, quase 5 milhões atenderam a pacientes do SUS. Em mais de mil municípios, as Santas Casas são as únicas a oferecerem leitos para a população.

Em 2012, a dívida das Santas Casas e hospitais filantrópicos superou a casa dos R$ 11 bilhões. Deste total, 44% são débitos com instituições financeiras, onde a incidência de juros altos acelera o processo de descapitalização dos hospitais. A estimativa é que, já no primeiro semestre de 2013, o valor alcance R$ 15 bilhões.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Fehosp