Manter o foco no cliente e no entendimento da necessidade dele. Com essa mensagem a assistente social e gerente de Qualidade do Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa, Michelle Aparecida Pacheco, abriu a sua apresentação da sala temática de Hotelaria no 8º Seminário Femipa. Ela abordou o tema “Recepção e internamento – Como acolher o paciente”.

De acordo com Michelle, ter um cuidado com a postura e a voz no momento em que se faz a recepção do paciente e dos familiares, melhorar a capacidade de comunicação e relacionamento com toda a organização e não fazer distinção entre convênios, por exemplo, podem garantir o sucesso ou insucesso do processo de internação. “Esse primeiro contato da recepção e do internamento pode facilitar ou dificultar o relacionamento entre paciente, familiar e a instituição”, afirmou.

Para tentar diminuir as intercorrências decorrentes da entrada do paciente à instituição, o Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa tem investido em uma série de ações. Uma delas é o Projeto Anjo da Guarda, que foca no acolhimento da família dos pacientes internados na UTI de forma humanizada. Foi produzido um informativo com informações e orientações acerca dos procedimentos mais comuns realizados na UTI, dos equipamentos utilizados, horários de visitas, entre outros detalhes. Além disso, a intenção é produzir um novo material que será disponibilizado na recepção que trará os direitos dos pacientes dentro de uma unidade hospitalar.

O hospital conta ainda com um programa de educação continuada dos profissionais para garantir o engajamento e a preparação técnica necessária para o processo de acolhimento e recepção. “Há ainda uma série de comissão ativas que contribuem para esse acolhimento”, informou Michelle. São comissões nas áreas de revisão de prontuários e óbitos, equipe de gestão, humanização, farmácia e terapêutica, controle de infecção, doações de órgãos e prevenção de acidentes. O hospital ainda promove eventos ao longo do ano de motivação e envolvimento com a comunidade. São festas de Natal, Junina, caminhadas, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa