A ouvidora Estadual do Sus, Oliva Pacheco Vasconcellos definiu, em reunião com a equipe da 15ª Regional de Saúde na quarta-feira (4), a agenda de visitas técnicas aos 30 municípios que ainda não se adequaram aos critérios mínimos para a implantação do serviço de Ouvidoria do SUS.

Essas condições mínimas foram pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne representantes da gestão estadual e municipal do SUS. Segundo a deliberação 42/2012 – CIB/PR, os municípios devem manter um ouvidor responsável por atender as demandas e disponibilizar um telefone exclusivo para o serviço. Além disso, a ouvidoria municipal deve elaborar um instrumento normativo de trabalho e apresentar à regional de saúde um relatório gerencial a cada quatro meses.

Nesta quinta-feira (5) a ouvidora esteve em Cianorte para apresentar as estratégias da Ouvidoria Estadual. O encontro contou com a presença de representantes de 11 municípios da região, além da equipe da Regional de Cianorte e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (CISCENOP).

A Secretaria da Saúde mantém um canal de comunicação para informações e registro de manifestações dos usuários do SUS. O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 644 4414, ou no site www.saude.pr.gov.br pelo link Ouvidoria.

Fonte: Sesa