O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, participando da interiorização do governo, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (23 e 24). Beto Preto destacou que a mobilização para o interior é de extrema relevância para o governo e também para os representantes dos municípios. “É o governo mais perto das pessoas, vindo ao interior para discutir com prefeitos e a comunidade algumas ações, projetos e iniciativas, dentro do espírito daquilo que foi determinado pelo nosso governador Ratinho Júnior. Esta é a oportunidade dos secretários, nas diferentes áreas, atender ainda mais as regiões. E na saúde não é diferente”.

Na ocasião, o secretário afirmou que a regionalização da saúde é o caminho para a melhoria efetiva dos atendimentos, diminuindo distâncias e colocando o atendimento perto da casa das pessoas. “Estamos buscando por meio de uma nova metodologia a identificação das necessidades e prioridades na gestão da saúde para os paranaenses. Queremos, num futuro bem próximo, saber que os paranaenses terão uma saúde boa e quando precisarem de atendimento que ele seja próximo da sua residência”, explicou.

A interiorização está alinhada à regionalização para a atuação de gestão da saúde e também das ações de todo o governo, acrescentou Beto Preto. “Nosso governo busca a aproximação com o cidadão paranaense e por consequência, com os prefeitos dos 399 municípios. Estamos esses dois dias em Ponta Grossa para receber os prefeitos no que diz respeito à saúde”.

O prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, demonstrou simpatia ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde regionalizados. “Conversamos com o Beto Preto e demostramos o plano que temos de regionalização do nosso hospital municipal. Fazendo isso podemos nos tornar referência em outras especialidades. E a nossa solicitação é para auxílio na ampliação, reforma e adequação da unidade”.

VISITAS – O secretário visitou ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Paula para conhecer o funcionamento e o método aplicado pela gestão da unidade. Em seguida, passou pelo Hospital Bom Jesus, instituição filantrópica referência em cardiologia e que faz cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, que vai receber um equipamento de tomografia computadorizada de R$ 1 milhão assinados e autorizados ainda na interiorização pelo governador e pelo secretário, assim como os R$ 2,3 milhões de custeio para a Santa Casa de Ponta Grossa, emenda do deputado federal, e secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
O secretário passou também pelo Hospital Municipal Amadeu Puppi e verificou que o espaço pode receber melhorias e adequação para instalação de novos serviços e finalizou a agenda de visitas no Hospital da Criança, que está em obras de ampliação.