leiteA Secretaria da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) renovaram o acordo de cooperação técnica para consolidação da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (REDEBLH-PR) no Paraná. Atualmente, existem dez bancos de leite humano distribuídos em nove municípios, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Apucarana, Londrina e Toledo.

A consolidação da rede no Paraná passa pela transferência de conhecimentos, desenvolvimento tecnológico e capacitação dos profissionais de saúde nos bancos de leite, com coordenação da Fiocruz. O objetivo do acordo é buscar a qualificação das unidades, levando à redução da mortalidade materno-infantil, além de oferecer assistência às gestantes e às mães, logo após o nascimento da criança. O desafio do banco de leite é buscar mulheres saudáveis, que tenham quantidade excedente de leite para se tornarem doadoras.

Além da qualificação dos bancos de leite, o acordo prevê a articulação da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano com municípios dentro dos princípios do SUS, além do credenciamento de todos os bancos de leite paranaenses na Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano, da qual os bancos do Hospital Universitário de Londrina e do Hospital Bom Jesus de Toledo, possuem certificação ouro. já o Hospital Universitário de Maringá tem certificação bronze.

Fonte: Sesa