Mais R$ 390 milhões para a Saúde em 2013. Esse foi o anúncio feito pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo, durante a abertura do 2º Encontro Hospsus, realizado nesta terça-feira, em Curitiba. O secretário destacou ainda os benefícios que o Programa trouxe para o setor no Paraná, como os investimentos em educação permanente, em capital e o custeio do repasse do Hospsus. “Anteriormente o foco do setor era apenas nos investimentos financeiros. Hoje, com o Hospsus, a busca é por uma gestão cada vez maior e mais competente”, afirmou o secretário.

Participaram da abertura do evento os representantes da Secretaria, Paulo Almeida, Maria Lúcia Gomes e Márcia Huçulak. O presidente da Femipa, Maçazumi Niwa, também compôs a mesa. De acordo com ele, o principal ganho do Programa é a própria integração entre os hospitais privados com as instituições sem fins lucrativos. Márcia Huçulak destacou que a importância dos cursos realizados pelo Programa. “Não adianta termos apenas os equipamentos sem a estrutura necessária”, disse.

O encontro acontece durante todo o dia com a discussão de temas pertinentes ao Programa como a Rede de Atenção às Urgências, apresentado pelo secretário da Saúde de Minas Gerais, doutor Antônio Jorge de Souza Marques; a Linha de Cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico e a mesa redonda sobre a Rede Mãe Paranaense. Paralela ao evento é realizada a oficina de enfermagem que abordou a sistematização da assistência de enfermagem.