Os participantes do Seminário Femipa puderam conhecer a experiência de sucesso do Hospital Bom Jesus de Toledo com o programa “Apoio que se inicia na gestação e vai além do nascimento”. A diretora do hospital, Michelle Okano, apresentou todas as ações implantadas para a melhoria no acolhimento às gestantes desde a chegada ao hospital até após o nascimento. “Quando o assunto é gravidez, muitas vezes o foco fica somente na gestante e no nascimento. Porém, é necessário mobilizar a família para este grande momento, principalmente quando ambos – mãe e bebê – irão para casa”, afirmou. O hospital tem o título de Amigo da Criança, iniciativa idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

Entre as ações implantadas na instituição estão os encontros com casais grávidos; visita nos setores envolvidos (recepção, sala de parto, centro obstétrico, UTI Neonatal, alojamento conjunto e Banco de Leite Humano); o trabalho realizado pelo setor do Banco de Leite Humano, além de medidas simples como a adoção do banho de balde e o uso de redes que simulam o ambiente do útero materno na UTI neo natal.

“Este tema é de grande importância, porque diz respeito à humanização do atendimento. É um assunto muito abordado, mas somente a real interação de todos – agentes da área da saúde e instituições – é que fará a diferença”, disse.

Outro ponto destacado por Michelle foi a importância da equipe, que deve estar engajada e disposta a participar de todas essas iniciativas.

Fonte: Assessoria de Imprensa