A responsável pela Oncopediatria do Hospital do Câncer de Cascavel, Uopeccan, Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, apresentou durante o 7º Seminário Femipa o trabalho de humanização realizado pela equipe do hospital no tratamento de oncologia pediátrico. Além das adequações da infraestrutura hospitalar, com espaços preparados para receber esses pacientes, nos quais são usadas cores alegres, brinquedos entre outros atrativos para as crianças, a médica destacou a importância do atendimento multidisciplinar, o serviço prestado pela equipe pedagógica e dos voluntários. Há ainda todo um cuidado especial na apresentação dos alimentos, deixando os pratos atraentes e divertidos.

Outra ação que vem sendo realizada são os passeios externos ao hospital, como às Cataratas do Iguaçu, por meio de parcerias com empresas. Uma pesquisa realizada com os familiares dessas crianças mostrou que eles tinham a expectativa de deixar os filhos mais alegres e confiantes no tratamento e o que mais os agradou foi a interação com a equipe assistencial e ver a satisfação dos filhos.

O hospital também conta com o Programa de Diagnóstico Precoce, em parceria com o Instituto Ronald Mcdonald, que contempla ações voltadas aos agentes comunitários para esclarecê-los acerca dos sintomas que podem levar ao diagnóstico com mais rapidez. Já foram realizadas capacitações em 16 cidades na região.

Alguns resultados já começam a aparecer com um aumento de encaminhamentos de suspeitas de casos de câncer infantil e redução do tempo dessa indicação até o hospital.

Fonte: assessoria de imprensa Femipa