Uma série de atualizações nos sistemas utilizados pelos hospitais para passarem informações dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo preparada pelo Ministério da Saúde. Algumas dessas novidades foram apresentadas pelas analistas do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da Secretaria de Atenção à Saúde, Daiane Araújo e Luanna da Costa, na manhã desta quinta-feira (21), no 6º Seminário Femipa.

Daiane Araújo

Daiane Araújo

Entre os sistemas que passarão por mudanças está o de Captação de Atendimentos (SCA). De acordo com Daiane, a previsão é de que a nova versão esteja operando ainda no primeiro trimestre de 2014. Chama a atenção, segundo a analista, melhorias como a exigência de dados mínimos de identificação do operador . Além disso, com a nova versão será necessário acesso constante à internet, já que as críticas dos dados informados serão feitas em tempo real.

Já a analista Luanna falou sobre o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que também contará com uma nova versão a partir de julho do ano que vem. Além as novidades na plataforma web, uma versão off line também está sendo desenvolvida. Srão incluídas funcionalidades como integração com o Sistemas do CNS e outros sistemas nacionais como Correios, Receita Federal e Conselho Federalde Medicina. Será possível definir o que cada usuário poderá acessar e o processo de validação dos dados será em tempo real. A expectativa é que haja um menor tempo de atualização dos dados exportados para o banco de dados nacional.

A nova versão já está disponível para testes e os hospitais podem participar. Basta enviar um email para cgsi@saude.gov.br com o assunto Participação Homologação Módulo CNES do SISRCA com nome completo, CPF, telefone, email e número do CNES. O acsso é liberado em até 48 horas por email.

Os dois sistemas terão uma fase de capacitação dos gestores estaduais e das capitais, que posteriormente irão replicar em suas regiões.

 Fonte: Assessoria de Comunicação Femipa
Jornalista: Juliane Ferreira