foto 3 (5)Para fechar a sala temática 3 do primeiro dia do Seminário Femipa, Fernando L. Alberto, diretor executivo de negócio B2B do Grupo Fleury,  fez uma palestra falando sobre a “Gestão da terceirização da medicina diagnóstica para aumento da eficiência e qualidade hospitalar”.

Durante o discurso, o diretor contextualizou o Grupo Fleury e mostrou todos os trabalhos realizados ao longo dos anos para a medicina diagnóstica. Em 1999, o Grupo assumiu a operação do Hospital Samaritano. Nestes 15 anos, houve uma evolução do número de exames por mês de 329%.

“O que fazemos quando assumimos a operação é mudar o parque tecnológico. Muda o parque de hardware, as máquinas são padrões, temos sistemas de gestão que são os mesmos. Além disso, temos uma série de indicadores, e o papel do hospital passa a ser cobrar os indicadores”, comenta.

De acordo com o diretor, o Grupo define os indicadores de acordo com o nível de serviço de cada hospital. Com a experiencia acumulada, Alberto diz que eles já têm um padrão para sugerir, mas isso depende da característica de cada hospital.

Apresentando alguns dados, Fernando L. Alberto revelou que, antes, o Grupo fazia 59.000 assessorias médicas, que são contatos por telefone para discutir um caso complexo. Em 2013, esse número saltou para 112.000.

“Os hospitais estão pasasndo por um processo de profissionalização muito forte e estão buscando mudar sua gestão, trazendo indicadires de qualidade para gestão e acreditação nacional e internacional. Ajudamos neste processo de acreditação também. Agora, estamos desenvolvendo uma plataforma que integra e oferece acesso a dados clínicos compartilhados por instituições de saúde parceiras. É um tratamento mais seguro, ágil, eficiente, eficaz e igualitário, centrado no paciente, e dá mobilidade no acesso às informações. Também fazemos medicina personalizada e participativa e melhor gestão de recursos. É uma experiência melhor para o corpo clínico, com melhores serviços de saúde para o paciente”, finalizou.