20.08O Senado Federal vai realizar, no dia 02 de setembro, a partir das 10h, no Plenário, a sessão temática “Soluções e perspectivas para a crise econômica e financeira das Santas Casas”. Os senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Ana Amélia (PP-RS) receberam o presidente da CMB, Edson Rogatti, o diretor-Geral, José Luiz Spigolon, e o membro do Conselho de Administração da CMB, Julio Matos, para discutir a situação das Santas Casas e alinhar os dados que serão apresentados. A expectativa é que os representantes das Santas Casas participem da reunião, fortalecendo as exposições que serão feitas no Senado em setembro.

A sessão temática foi proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, durante encontro com representantes do Movimento Acesso à Saúde, no último dia 04 de agosto. A CMB também conversou com outros senadores, como Waldemir Moka (PMDB-MS), Delcídio do Amaral (PT-MS), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Álvaro Dias (PSDB-SP), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Paulo Paim (PT-RS), que vão apoiar a realização e o Movimento das Santas Casas no SUS. (Confira o documento que foi entregue aos parlamentares)

O objetivo será apresentar a situação do Setor Filantrópico no país e apresentar propostas para melhorar o cenário do custeio e solução para as dívidas das entidades. Segundo o presidente da CMB, o apoio dos senadores vai trazer força política ao Movimento. “Os senadores estão convencidos de que poderemos trazer a Saúde para a pauta política do país. A crise é generalizada, mas é preciso encontrar alternativas para garantir a sobrevivência de nossos hospitais, que são os responsáveis pelo atendimento da população que depende do SUS”, disse.

Terceirização

Nesta quinta-feira (20), a CMB também foi recebida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), para tratar sobre o projeto da Terceirização. A Confederação explicou ao senador que o relacionamento dos hospitais com os médicos é complementar e, por isso, não há vínculo empregatício.

A CMB informou que deve se reunir com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para discutir o assunto. O senador se comprometeu a “olhar com carinho” a questão dos médicos e hospitais especificamente e disse que está “sensível a encontrar uma solução para os médicos”.

Sistema S da Saúde
Os representantes da CMB também estiveram reunidos com o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), para tratar do projeto de Lei 559/2015, que trata da criação do Sistema S da Saúde, do qual o deputado é o relator. O parlamentar tem 30 dias para apresentar o relatório. Nesse período, aguarda as sugestões da CMB ao projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB