Os riscos e as complicações de procedimentos estéticos invasivos feitos por profissionais que não são médicos especialistas estão no foco da campanha “Cirurgia plástica é com o cirurgião plástico”, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná (SBCP-PR). A ação será lançada neste sábado (29), durante o encontro “Diferentes visões da publicidade médica”, também organizado pela entidade.

O evento, exclusivo para cirurgiões plásticos e dermatologistas, terá início às 8h45. Será transmitido em plataforma on-line diretamente do Hotel NH Curitiba The Five, onde estarão reunidos especialistas e autoridades convidadas das áreas médica e jurídica e na atuação na defesa do consumidor. Abordarão o tema o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Dr. Miguel Kfouri Neto; o presidente da SBCP nacional, Dr. Dênis Calazans; a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná (SBD-PR), Dra. Paula Schiavon; a diretora do Procon-PR, Dra. Claudia Silvano; o advogado David Castro Stacciarini  e os cirurgiões plásticos Marcelo Ono e Giovana Romano.

A campanha da SBCP-PR visa a alertar, por meio de material informativo elaborado pela instituição, sobre os perigos à saúde do paciente que pretende se submeter a procedimentos estéticos com profissionais não habilitados, sem formação em Medicina, tampouco título de especialização. Sem aptidão técnica, domínio para tratar intercorrências e formação acadêmica necessária, esses profissionais vêm sendo alvo de denúncias por parte de vítimas que sofreram severas complicações no atendimento, como deformações e inchaços faciais.

Na análise do presidente da SBCP-PR, Dr. Alfredo Duarte da Silva, muitos desses pacientes são atraídos pela publicidade massiva feita nas mídias digitais. “É um problema que muito nos aflige. São cada vez mais recorrentes as notícias que chegam a nós de pessoas que sofreram sérios danos à saúde e comprometimentos estéticos por confiarem em mãos não habilitadas. Como entidade que preza pela ética e assume o compromisso de zelar pela saúde de todos, a SBCP-PR lança a campanha ‘Cirurgia plástica é com o cirurgião plástico’. Também estreitamos nosso diálogo com as autoridades e especialistas jurídicos para apontarmos as sequelas que a prática indiscriminada vem causando, um quadro temeroso”, ressalta Dr. Alfredo Duarte.

O presidente da entidade destaca, ainda, o descompasso existente entre o rigor imposto pela legislação aos médicos e a liberdade de que gozam os demais profissionais para divulgar seus serviços. Estes últimos, afirma, valem-se de todos os meios de publicidade e propaganda para promover serviços estéticos invasivos, muitas vezes utilizando-se de efeitos e truques de imagem para ludibriar o público. Além disso, frequentemente investem no conhecido comparativo de “antes e depois”, estratégia para vender resultados superestimados e irreais.

Material informativo

A campanha da SBCP-PR oferecerá informações adequadas à população sobre segurança no procedimento, desde as primeiras consultas. Materiais informativos vão ser distribuídos nas clínicas e consultórios médicos dos associados à SBCP-PR. Ao visualizar o fôlder e apontar o celular para o QR Code, o leitor terá acesso a uma página com o conteúdo digital especial, hospedada no próprio site da SBCP-PR (www.sbcp-parana.org.br), onde estarão detalhados os procedimentos mais buscados, bem como os cuidados necessários e os apontamentos da aplicação da anestesia.

O conteúdo traz em seus tópicos informações sobre cirurgias da mama (prótese de mama, mamoplastia, reconstrução da mama), cirurgias da face  (blefaroplastia, face lifting, rinoplastia, correção das orelhas de abano – otoplastia), abdominoplastia, lipoaspiração, lipoenxertia, lipo HD. Lá também há uma lista de perguntas a serem feitas pelo paciente a fim de se certificar de que está lidando, de fato, com um cirurgião plástico.

Serviço

Encontro: “Diferentes visões da publicidade médica”, exclusivo para cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Data e hora: sábado (29) às 8h45. Será transmitido on-line do Hotel NH Curitiba The Five, onde estarão reunidos especialistas e autoridades convidados das áreas médica e jurídica e na atuação na defesa do consumidor para falar sobre a pauta.

Inscrições: para assistir on-line, envie um e-mail para administracao@sbcp-parana.org.br

Temas

* Qual é o ponto de vista institucional da publicidade médica. Com Dr. Dênis Calazans, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

* Comparação entre a publicidade médica no Brasil e nos EUA. Com Dr. David Castro Stacciarini, advogado

* Visão da publicidade médica – Pontos de vista. Com Dr. Marcelo Ono, cirurgião plástico (PR)

* A visão crítica de um cirurgião plástico. Com Dra. Giovana Romano, cirurgiã plástica (PR)

* Visão da dermatologia na publicidade médica. Com Dra. Paula Schiavon, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná (SBD-PR)

* Visão do consumidor sobre a propaganda médica. Com  Dra. Claudia Silvano, diretora do Procon-PR

* Visão do Judiciário sobre a propaganda médica. Com Dr. Miguel Kfouri Neto, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)

Moderadores: Dr. Afrânio Bernardes, Dr. Luíz Araújo, Dr. Alexandre Kataoka e Dr. Daniel Botelho

Fonte: Sociedade de Cirurgia Plástica do Paraná