Para que o SUS estivesse em condições de atender num nível razoável a população, o governo precisaria investir algo em torno de R$ 100 bilhões nos próximos dez anos. A conta está em  um estudo inédito da Diamond Mountain, uma gestora da área de saúde. O levantamento indica também que os hospitais privados investirão R$ 3 bilhões/ano, pelos próximos 10 anos, a fim de atender ao crescimento da demanda com o envelhecimento da população.

Segundo a Diamond, em 2016 cerca de 1,4 milhões de pessoas deixaram de ter plano de saúde, o que representou uma queda de 2,8%. Enquanto isso, a inflação médico-hospitalar, que no ano passado atingiu seu maior patamar da série histórica, deverá se manter entre 18% e 20% neste ano.

Hoje, o número de beneficiários de planos de saúde privados é de 47,8 milhões, sendo que, aproximadamente 159,7 milhões são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. “O envelhecimento da população implicará em necessidade de expansão dos serviços de saúde tanto privado como público”, alerta Vicente Koki, analista-chefe da empresa.

Fonte: O Estado de S.Paulo – Coluna Sonia Racy