A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prorrogou por mais 30 dias a suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares na rede pública e privada do Paraná. A decisão foi divulgada na Resolução Sesa nº 355/2021, publicada no dia 31 de março.

O objetivo da normativa é otimizar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares, bem como a ocupação de leitos de UTI para o atendimento exclusivo à Covid-19 no Estado.

“Neste momento em que todo o país passa por dificuldades de aquisição de medicamentos e lotação de leitos de UTI, precisamos priorizar o atendimento que possui maior urgência, que é sem dúvidas os casos suspeitos e confirmados de coronavírus”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o documento, a suspensão pode ser estendida ou reduzida de acordo com a disponibilidade de medicamentos, leitos e dependendo da situação epidemiológica da doença no Paraná.

“Os procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia, exames e procedimentos realizados em âmbito laboratorial de urgência ou emergência continuarão ocorrendo. Estamos passando por um momento difícil e precisamos unir todos os esforços para combater à Covid-19, com o único propósito de salvar vidas”, acrescentou o secretário.

Fonte: Sesa