No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data voltada para a conscientização sobre os efeitos nocivos que o produto traz ao corpo, como sinusites, pneumonias e tuberculose, e também a importância de abandonar o tabagismo. Além disso, o produto causa câncer, como explica o oncologista clínico do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel Ademar Dantas da Cunha Jr.

“O consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e vários tipos de câncer de cabeça e pescoço e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças crônico-degenerativas”, destaca.

Isso acontece, porque a fumaça do cigarro possui 5.315 substâncias, sendo 4,7 mil nocivas ao corpo, dentre elas a nicotina, considerada a mais letal do produto e responsável pela dependência química. Assim, quanto mais cigarros o fumante consumir, mais exposto ele fica a diversas substâncias tóxicas, como completa o médico.

“O monóxido de carbono, o mesmo gás inflamável expelido pelos escapamentos de veículos, é o principal ingrediente da fumaça do cigarro. Ele se liga às hemácias do sangue de forma permanente, impedindo o transporte eficaz de oxigênio no corpo”, alerta Ademar Dantas Jr.

Se você deseja parar de fumar, a dica principal é buscar um médico, que vai indicar mudanças comportamentais e hábitos de vida e, se necessário, indicar medicamentos e adesivos que ajudam no processo.

Principais sintomas do câncer de pulmão

Fumantes e não fumantes (pessoas que ficam expostas à radiação, ao gás radônio, fumo passivo e poluição ambiental) estão sujeitos a desenvolver câncer de pulmão. Por isso, o alerta é para ficar atento aos principais sintomas, como dores locais, nas costelas ou no peito; tosse, com catarro, seca, com sangue, forte ou crônica; falta de ar; infecções respiratórias frequentes ou respiração sibilante; fadiga ou perda de apetite; entre outros. Também são sintomas comuns o inchaço dos gânglios, perda de peso ou pressão no peito, conforme explica o oncologista Ademar Dantas Jr.

Para chegar ao diagnóstico, é feita uma análise de uma tomografia de tórax ou radiografia de tórax, bem como uma biópsia do tumor. Cada caso vai determinar o exame necessário para o diagnóstico preciso.

Sessão de narguilé pode equivaler a mais 100 de cigarros

Hoje, é comum encontrar pessoas fumando narguilés e cigarros eletrônicos. No entanto, os dispositivos também são prejudicais ao organismo. “Não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina. Sendo assim, eles podem causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer. Dependendo do tempo de sessão, o narguilé pode equivaler a fumar mais de 100 cigarros”, detalha o oncologista Ademar Dantas Jr.

Fonte: UOPECCAN