O tema escolhido pela CNBB para a Campanha da Fraternidade 2012 – “Fraternidade  e saúde pública” destaca o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A  campanha foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na  quarta-feira de cinzas (22), em Brasília, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo  Neto, a escolha da campanha da fraternidade deste ano traz à discussão o acesso  à saúde em todo país e promove um debate imprescindível sobre o assunto. “É  importante que a igreja católica colabore com a discussão sobre como promover a saúde e prevenir doenças”, disse o secretário.

“Agradecemos esse gesto da CNBB por trazer a saúde, em especial a saúde pública, como tema central de reflexão da Quaresma e durante toda a Campanha da Fraternidade. Sabemos que isso provoca um debate permanente durante todo o ano na Igreja Católica e nas comunidades. Não poderia ter presente maior para o SUS do que esta iniciativa da
Igreja Católica”, disse o ministro Alexandre Padilha.

Esta é a 49ª campanha da fraternidade da CNBB. A solenidade de abertura foi dirigida pelo secretário geral da entidade, dom Leonardo Steiner, e contou com a participação
do secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, além de outros
convidados.

“Com a Campanha da Fraternidade de 2012, a Igreja deseja sensibilizar a todos sobre uma das feridas sociais mais agudas de nosso país: a dura realidade dos filhos e filhas de Deus que enfrentam as longas filas para o atendimento à saúde, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos. Sem deixar de mencionar a situação em que se encontra a saúde indígena, dos quilombolas e da população que vive nas regiões mais afastadas”, destacou dom Leonardo.

O ministro Padilha ressaltou que a responsabilidade e os desafios de consolidar o Sistema Único de Saúde são enormes. “Primeiro pela dimensão de nosso país, desafio que nenhum outro país com mais de 100 milhões de habitantes assumiu. O Brasil assumiu em sua Constituição, colocando a saúde como dever do Estado. E depois assumiu o SUS, que tem como princípio levar saúde de forma integral e universal para toda a sua população. Sabemos que o desafio do SUS não é pequeno”, destacou.

“Tenho a esperança de que nesta Campanha da Fraternidade, cada uma das comunidades do país possam discutir o ‘SUS real’, aquilo que é a única porta para 145 milhões de brasileiros. É a partir desse debate que poderemos enfrentar os problemas que temos a sanar na saúde pública no país”, observou o ministro.

No Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde vem implantando as Redes de Atenção à Saúde, com foco em cinco redes prioritárias – Materno Infantil, de Urgência e Emergência, Saúde do Idoso, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde Mental. “Estamos monitorando as regiões de saúde do Estado e fortalecendo a atenção primária e a retaguarda hospitalar” diz Caputo Neto sobre a atuação da secretaria com as redes de atenção. “Unindo esforços entre União, Estado e Municípios vamos proporcionar mais saúde para nossa população”,
finalizou.

Fonte: Sesa