intoEsta quarta-feira (28) é o último dia de inscrição para o congresso científico que comemora os 40 anos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). O evento, que reunirá todas as áreas que envolvem a assistência, ensino e gestão hospitalar, será realizado nos próximos dias 30 e 31 de agosto (sexta e sábado), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

As inscrições, abertas a todos os profissionais de saúde, podem ser feitas através do site www.into.saude.gov.br. Os interessados poderão participar ainda da campanha “Ossos Saudáveis”, destinada à doação de leite a entidades que atendem idosos no Rio de Janeiro, colaborando com uma lata de leite em pó que deverá ser entregue na entrada do centro de convenções, na Avenida Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova.

A abertura do congresso acontece às 17h de sexta-feira com a realização do fórum: “O Into que queremos no futuro”. No sábado, a partir das 8h, acontecem as palestras e debates que serão realizadas nas 16 salas simultâneas destinadas a apresentações de especialistas de todas as áreas do Instituto, como Enfermagem, Farmácia, Centros de Cirurgias Ortopédicas, Banco de Tecidos, Coordenação de Ensino e Pesquisa, Unidade de Reabilitação, entre outros.

O evento é aberto aos profissionais de saúde que atuam na rede pública ou privada. “Queremos reunir, além dos nossos funcionários, representantes de toda a comunidade de saúde para conhecerem o trabalho desenvolvido no Into e debater assuntos importantes para a criação de uma Rede de Ortopedia no Rio de Janeiro”, afirma o diretor geral do Instituto, Marcos Musafir.

PROGRAMAÇÃO – A programação está dividida em seis temas: Atualização em Ortopedia, Tecnologia e Inovação, Gestão da Qualidade e Segurança, Gestão do Cuidado, Gestão de Pessoas e Gestão de Processos.

A Atualização em Ortopedia reunirá profissionais que atuam nos 13 centros de atenção especializada: mão, joelho, coluna, quadril, pé e tornozelo, ombro, pediatria, oncologia ortopédica, crâniomaxilofacial, microcirurgia reconstrutiva, trauma, fixador externo e amputados. Os especialistas – entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais – vão apresentar casos clínicos, técnicas cirúrgicas menos invasivas e tratamentos da atualidade de cada área de cirurgia ortopédica e de reabilitação.

O destaque em “Tecnologia e Inovação” será a apresentação do processo de dispensação automática de medicamentos, que está sendo implantado na farmácia do Into. Já a área de Gestão da Qualidade e Segurança abordará aspectos relacionados à segurança do paciente, como a cirurgia segura, o gerenciamento de riscos e a cultura de segurança do paciente, implementada com a notificação online de eventos adversos.

A área de Gestão do Cuidado será ampla com palestras sobre assuntos ligados à enfermagem, nutrição, atendimento domiciliar; regulação de leitos, tratamento da dor, gerenciamento de resíduos, tecnovigilância, além das tecnologias assistivas desenvolvidas para pacientes amputados e a apresentação do Preocupc, projeto voltado para pacientes com paralisia cerebral.

Temas como liderança e planejamento estratégico também estarão na pauta de debates da área de Gestão de Pessoas. Já os assuntos sobre relatório de gestão e novo regime jurídico do sistema de registro de preços serão discutidos com profissionais na área de Gestão de Processos e representantes dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União.

INTO: 40 ANOS DE HISTÓRIA – A história do Into teve início com o Hospital Central de Acidentados, que foi inaugurado com a finalidade de atender aos funcionários e segurados da companhia de navegação Lloyd Brasileiro. Adquirido em 1973 pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o Hospital Central de Acidentados logo adquiriu importância pela excelência de seu atendimento e pelas técnicas inovadoras. Passou a se chamar Hospital de Traumato Ortopedia, o HTO. Em 1994, foi criado pelo Ministério da Saúde como órgão normatizador de procedimentos de ortopedia no país, ganhou o status e o nome de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Em 2011, já em novo endereço seu recebeu o nome do ex-Ministro da Saúde Jamil Haddad. Um dos seus principais objetivos é ampliar à população brasileira um serviço gratuito de saúde e de qualidade, além de multiplicar à comunidade médica do país o conhecimento adquirido em anos de atuação. O Into atende exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ministério da Saúde