Hoje, 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares. Mais de 15% das mortes registradas no Brasil poderiam ser evitadas se o paciente realizasse o diagnóstico precoce ou com ações preventivas para garantir melhor qualidade de vida e hábitos saudáveis. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão responsável pelo desenvolvimento de estudos relacionados de combate ao câncer em parceria com o Ministério da Saúde, os tipos de cânceres que mais afetam os brasileiros são câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, cólon e reto, colo do útero, câncer de pulmão e câncer de estômago.
O Hospital do Câncer Uopeccan atua há 28 anos no diagnóstico, tratamento e prevenção. A instituição oferece à população feminina, de forma gratuita, o exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos, exame que deve ser realizado anualmente. Além disso, recomenda-se que toda mulher realize o autoexame da mama em frente ao espelho e que visite regularmente o médico, pois, dessa forma, o diagnóstico será precoce, aumentando, assim, as chances de cura.
Já nos homens, o câncer de próstata é o que mais mata no Brasil e no mundo. Durante o mês de novembro, são realizadas campanhas no mundo todo para conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e incentivar homens a realizarem o exame da próstata, com exame de toque e Antígeno Prostático Específico (PSA) para o diagnóstico precoce.
A Uopeccan fornece algumas dicas de prevenção:
– Não fume
– Possua hábitos alimentares saudáveis
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
– Pratique atividade física
– Evite alimentos processados
– Evite a exposição solar entre às 10h e 16h
Fonte: INCA, OMS, Dra. Mariana Tais Ferreira Moreira

Fonte: UOPECCAN