Quem precisa de um leito de Unidade de Tratamento Intensivo é obrigado a esperar até três dias para abrir uma vaga em Curitiba. Na sexta-feira, um paciente estava internado na Unidade de Saúde do Boqueirão com um quadro de enfizema pulmonar, pressão alta e problemas cardíacos. Wilson de Oliveira Pinto, de 56 anos, foi transferido na sexta-feira para o Hospital Cajuru e ficou internado em uma unidade de politraumatismo, por falta de espaço na UTI. O paciente só foi conseguir uma vaga ontem de manhã. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o problema foi a falta de comunicação com a Central de Leitos do SUS.

O assessor especial de gestão da prefeitura de Curitiba Matheus Chomatas nega que tenha havido qualquer erro. “O paciente estava entubado e com o suporte avançado de vida. Ele recebeu todo o atendimento que precisava e foi encaminhado ao Cajuru onde teria melhor condição de atendimento”, garante. O problema de falta de leitos não é exclusivo do Cajuru, que tem espaço para 26 pacientes ao mesmo tempo. O Hospital do Trabalhador tem 40 leitos de UTIs e segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde eles estão sempre ocupados. Ele passa por obras de deve ganhar espaço para mais 10 pacientes. No Hospital Evangélico, o maior da cidade, são 60 leitos. A assessoria também confirma que o local está sempre lotado.

Novo

A Prefeitura de Curitiba pretende construir um novo hospital na região norte da cidade, para suprir a necessidade por atendimento. A estimativa é ter de 200 a 300 leitos, com até 60 vagas de UTIs. Ele será na região da Linha Verde, mas o local ainda não foi definido. A inauguração será em 2014 ou 2015.

Fonte: Metro Curitiba