Com a chegada do 29º Congresso das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, a CMB traz a palavra dos presidentes das Federações sobre a expectativa para o encontro anual. O entrevistado em destaque desta vez é o vice-presidente da confederação e membro da comissão científica, Maurício Dias. O dirigente cita a programação e faz um convite para o evento, que ocorre de 13 a 15 de agosto, em Brasília. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

O vice-presidente da CMB começa falando sobre a organização e os preparativos para o Congresso que se aproxima. “O Congresso desse ano está sendo preparado com muito cuidado e zelo, no sentido de disponibilizar ao setor uma grade de conteúdo programático e científico que seja compatível com os reais anseios dos nossos associados”. Os dois principais eixos do evento, segundo Maurício, é o relacionamento e a sustentabilidade. Para ele, na área de sustentabilidade, o enfoque é voltado para emendas parlamentares, de incremento ao Financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC), aliado ao Ministério da Saúde, ao Fundo Nacional da Saúde e representantes do Tribunal de Contas da União, para que essas instituições possam dizer o que existe de legal e possível na aplicação de emendas de recursos do MAC, evitando despesas que o Tribunal não aceite e problemas futuros na prestação de contas.

Maurício lista outros órgãos que também estarão presentes no evento, como a Procuradoria Geral, o Ministério Público, o CONASS e o CONASSEMS. “O objetivo é dialogar junto com esses atores envolvidos no SUS e construir as soluções para a sustentabilidade de forma efetiva e definitiva”, completa.

Sobre os temas do Congresso, Maurício enumera os principais em sua opinião, entre eles a Lei de Proteção de Dados, o Compliance e as Emendas Parlamentares. Porém seu destaque pessoal vai para o tema da palestra de abertura “o que nos trouxe até aqui, nos levará até o futuro?”. “Nós estamos vivendo uma revolução industrial chamada de Revolução 4.0, aonde desta vez a grande marca da revolução é a tecnologia” – e completa: “estamos assistindo a velocidade com a qual as redes sociais e as tecnologias digitais estão transformando e modificando processos, assim,  queremos chamar atenção dos gestores, para que eles pensem sobre essa tecnologia, na medida em que ela inevitavelmente terá que ser inserida no contexto das suas instituições”. O vice-presidente da entidade também lembra da presença do Banco Mundial no Congresso da CMB, na pessoa do Dr. Edson Araújo, economista sênior do BM. “O especialista, vai apresentar o diagnóstico do SUS feito pelo Banco Mundial e trazer o olhar da instituição para as organizações sociais, filantrópicas e os benefícios que esse setor oferece, mesmo com os desafios e os gargalos que eles se encontram”, acrescentou.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Fonte: CMB