Criar uma mini empresa que, num período aproximado de 100 dias, fosse um sucesso já parecia um desafio e tanto. Agora, desenvolver um novo negócio com empresários mirins, estudantes, tornou-se um projeto inovador. Assim começou a parceria entre a Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) e a Junior Achievement Paraná (JA), uma organização de educação prática em economia e negócios, sem fins lucrativos, voltada à capacitação de jovens em período escolar.

Aderindo a proposta de montar uma equipe de advisers (consultores) para a criação da miniempresa no Colégio Estadual Prof. Newton Guimarães, em Londrina, a AEBEL se voluntariou para instruir alunos do 2º Colegial, facilitando as ações para a criação e confecção de bolsas de pano, sem costura, seguindo a arte tradicional de embrulho japonês com tecido, denominada “furoshiki”.

O surgimento da ‘seed bag’ (saco de sementes) obedeceu processos de implantação de uma micro empresa. Do projeto do negócio, pesquisa de mercado à criação do produto final, que ganhou esse nome por seguir uma tendência de sacolas ecológicas, e ainda com a distribuição de sementes e mudas de árvores na compra de cada bolsa, os alunos da “Junior” (JA) participaram ativamente. Para Sandra Capelo, gestora de atendimento em saúde da AEBEL, a ideia original, de contribuir para despertar o espirito empreendedor e oferecer uma visão clara do mundo dos negócios para os alunos, superou as expectativas, promovendo a todos, advisers e miniempresários. “Pensávamos que iríamos ensinar sobre liderança, convívio profissional, responsabilidade social, enfim. Mas nos deparamos com um grande aprendizado, em especial com a vontade, a capacidade e o dinamismo desses jovens em inovar e crescer”, conta.

Para Amanda Stringuetta, miniempresária das bolsas seed bags, participar do projeto foi um incentivo na busca dos seus sonhos. “Pude ter uma noção para buscar minha futura carreira profissional. Sempre quis ser piloto de avião, ou atuar em companhias aéreas e, às vezes, isso parece difícil e distante. Saber como “empreender” me deu segurança e autoconfiança para prosseguir”, diz a aluna.

Segundo Lúcia Nicolau, secretária executiva da AEBEL e adviser da JA, participar da miniempresa é uma oportunidade singular. “Poder repassar conhecimentos e conviver com esse time de miniempresários foi uma experiência enriquecedora. Eles são extremamente participativos, críticos e comprometidos em cada etapa da “Junior”. A maior recompensa foi acompanhar o quanto cresceram do dia em que os conhecemos até hoje. Para mim, isso é responsabilidade social na prática!”, afirma.

No dia 30 de novembro, as alunas Barbara Freire, Isabela Molina e Amanda Stringuetta visitaram o Hospital Evangélico de Londrina (HE), mantido pela AEBEL, para conhecer o ambiente de trabalho dos advisers e ainda mostrar (e vender) as criativas seed bags. Sucesso total!

Mais informações sobre a Junior Achievement: www.japr.org.br