O primeiro encontro HOSPSUS começou com a palestra da Dr. Maria Emi Shimazaki, na manhã desta quarta-feira (09).  A consultora de saúde, que atua junto a hospitais de todo o país, falou sobre a situação dos hospitais nas redes de atenção à saúde no auditório da Associação Médica do Paraná.

Maria Emi apresentou a realidade dos hospitais no Paraná, reflexo de mudanças que ocorreram no estado, principalmente na última década, como a urbanização, diminuição da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida. A palestrante também traçou a situação da saúde no Estado, apresentando dados importantes para nortear as ações na área da saúde, como o fato de 2/3 da carga de doenças concentrada em condições crônicas, a queda da mortalidade infantil, mas ainda altos índices de mortes por causas evitáveis e desigualdade no acesso aos serviços de saúde.

A palestrante falou ainda do PRO-HOSP, programa de fortalecimento a rede de saúde implantado em Minas Gerais e modelo para o programa HOSPSUS, iniciado este ano no Paraná. “O Hospital de Uberlândia conseguiu chegar bem próximo ao modelo que considero ideal para atender os cidadão e garantir que vivam mais e melhor”, exemplifica Maria Emi. “O hospital é considerado referência e é uma prova que com mudanças nos paradigmas é possível atingir a excelência”, completa.