A Secretaria de Estado da Saúde e a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) assinaram nesta quinta-feira (27) convênio para desenvolver um modelo de atenção hospitalar de cuidados continuados integrados. A proposta visa transformar a característica dos hospitais de pequeno porte, propondo uma atenção baseada no cuidado das condições crônicas de saúde.

O superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da Secretaria da Saúde, Paulo Almeida, destaca que com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população o Sistema precisará de leitos qualificados para suprir esta demanda dentro da rede de atenção à saúde da pessoa idosa.

O projeto em parceria com a Femipa será construído em três etapas. Esta primeira fase do convênio prevê a realização do diagnóstico dos hospitais filantrópicos que poderiam incorporar a rede. O segundo momento é o da adaptação das unidades e capacitação dos profissionais e por fim o monitoramento e avaliação dos resultados. A ideia é implantar o projeto em um ou dois hospitais inicialmente. “Vamos ampliar a discussão, inclusive com a proposta de trazermos experiências de outros Estados. Se essa alternativa tiver resultados positivos, podemos incluir no orçamento para 2014 recursos para a consolidação deste modelo”, afirmou o secretário da Saúde, René Moreira dos Santos.

O presidente da Femipa, Maçazumi Furtado Niwa, afirma que a mudança do perfil seria uma alternativa para a sobrevivência dos hospitais filantrópicos de pequeno porte. “Esses hospitais têm perfil de atendimento de baixa resolutividade e acabam por ficar com a capacidade ociosa e por isso muitas vezes têm dificuldade para se manter”, explica.

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), José Reinaldo de Oliveira Junior, que também participou da assinatura, lembrou que a intenção da Confederação e das Federações com a proposta é provocar a criação de um modelo que gere políticas públicas. “A expectativa é que a experiência se propague para outros Estados”, afirmou.

Para o secretário, a Femipa tem sido uma parceira fundamental para a Secretaria, como já acontece no programa HOSPSUS. “É bom podermos contar com uma instituição que conhece a realidade destes hospitais e que agrega valor ao projeto pela expertise em gestão hospitalar”, ressalta. Além do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí também já desenvolvem estratégias semelhantes.

Também participou da reunião a diretora da Femipa, Rosita Wilner.

Fonte: Assessoria de Imprensa com informações da Comunicação da Sesa