A palestra sobre Ferramenta de Gestão e Acreditação abriu o 4º Seminário Femipa, na tarde desta quarta-feira (09). O presidente do Instituto Paranaense de Acreditação e Serviços de Saúde (IPASS), Fábio de Araújo Motta iniciou a rodada falando sobre a acreditação como ferramenta de gestão, abordando alguns quesitos importantes para que esse processo seja satisfatório, como uma visão sistêmica e liderança e estratégia.

Existem três níveis de acreditação, que podem ser conquistados pelos hospitais a medida que cumprem as determinações de cada etapa, sendo que as exigências são cumulativas. A primeira é segurança, a segunda gestão integrada e a terceira excelência em gestão. “Acredito em uma melhora na gestão baseada em duas teorias, que compreendem uma ruptura na gestão da inovação e mobilização como um objetivo comum”, diz Motta.  “Podemos resumi-los em capacitação tecnológica, inovação do modelo de gestão, cadeia de valor, mobilização em torno do paciente e gerenciamento de risco”, explica.

O médico Carlos Alberto M. S. Motta também participou da palestra contribuindo para enriquecer a discussão com mais informações sobre o tema. Para ele os fatores fundamentais para uma gestão eficiente são segurança do paciente, gestão do risco, gestão dos processos e microprocessos e inovação.  “Além disso, considero muito importante aproximar o médico da gestão”, conclui.