A organização do 5º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde acaba de divulgar os finalistas nas categorias Reportagem em Áudio, Reportagem escrita e Reportagem em vídeo. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do 16º Seminário Femipa, no dia 21 de março de 2024.

Mais uma vez, a premiação bateu recorde, com 37 trabalhos inscritos, e a categoria mais concorrida foi a de Reportagem em vídeo, com 22 projetos. Nesta edição, o tema principal foi “Hospitais filantrópicos: fortalecendo a saúde do Paraná”, envolvendo questões como fazer mais e melhor; sustentabilidade econômico-financeira; fazer a diferença; empreendedorismo; inovação; proatividade; tecnologia; melhoria de processos; gestão eficiente; ESG; e políticas de Saúde.

Confira abaixo os trabalhos classificados!

CATEGORIA REPORTAGEM EM ÁUDIO

Andressa Tavares – Rádio CBN Curitiba

Título: Série especial “Importância e desafios dos hospitais filantrópicos no fortalecimento da saúde no Paraná”          

Resumo: A rádio CBN Curitiba veiculou na programação, nos últimos dias, uma série especial de quatro reportagens sobre a importância e os desafios dos hospitais filantrópicos, responsáveis por quase metade de todos os atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde.  O Paraná possui, atualmente, 143 instituições filantrópicas de saúde, com cerca de 15 mil leitos.

O material, produzido, editado, sonorizado e reportado pela jornalista Andressa Tavares, traz relatos de hospitais da capital e do interior do Paraná, dos menores aos maiores, dos gerais aos especializados, além de depoimentos de pacientes que tiveram suas vidas transformadas pelas mãos dos profissionais de saúde das unidades, que batalham dia após dia para entregar mais e melhor, com vontade, persistência, boas ideias e solidariedade.

A série reflete, ainda, com análises de quem entende do assunto, sobre possíveis soluções para o desequilíbrio financeiro amargado desde sempre, de forma geral, pelo setor.

 

Felipe Harmata e Grasiani Jacomini – CBN Curitiba        

Título: “Vida” – série especial sobre iniciativas inovadoras na área materno-infantil de hospitais filantrópicos            

Resumo da reportagem: A CBN Curitiba apresenta uma série de três reportagens especiais sobre iniciativas inovadoras e que fazem a diferença na área materno-infantil de hospitais filantrópicos do Paraná.

Mostramos o diferencial do atendimento multidisciplinar de instituições como o Hospital Pequeno Príncipe, que possui um ambulatório de doenças raras; o esforço na implantação de um projeto da Santa Casa de Misericórdia de Maringá para o acolhimento de famílias que sofreram perda gestacional; e os resultados do Projeto Canguru – do Hospital Evangélico Mackenzie, que contribui para o desenvolvimento de prematuros.

 

Lorena Malucelli Pelanda – Rádio BandNews FM Curitiba           

Título: Série especial “Hospitais filantrópicos são referência em saúde integral”

Resumo da reportagem: Os hospitais filantrópicos do Paraná se destacam em ações sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. Diante de tantas boas notícias nesta área, a rádio BandNews preparou a série especial “Hospitais filantrópicos são referência em saúde integral”. A jornalista Lorena Pelanda traz algumas iniciativas, em cinco reportagens, que mostram os esforços dessas instituições em fazer diferente e melhor.

 

CATEGORIA REPORTAGEM ESCRITA

Francielly Azevedo e Lucas Sarzi – Portal Banda B

Título: ‘Apesar do câncer’ – o poder dos cuidados paliativos no enfrentamento às doenças que tiram o chão, mas não a vontade de viver

Resumo da reportagem: Cuidados paliativos humanizam o atendimento aos pacientes. Curitiba se tornou referência, com o primeiro hospice a receber selo do mais alto nível.

 

Francielly Azevedo e Lucas Sarzi – Portal Banda B

Título: Um dia no hospital – a rotina dentro do Cajuru, referência no atendimento de traumas no Paraná

Resumo da reportagem: Noticiamos todos os dias acidentes e situações que são encaminhadas ao Hospital Universitário Cajuru, via Siate ou SAMU. Mas o que acontece lá dentro? A Banda B acompanhou a rotina na instituição – referência no atendimento de traumas e transplante renal, com atuação 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – e viu de perto exemplos de amor e superação.

 

Jéssica Sabbadini – Folha de Londrina

Título: Ao popularizar cirurgia, hospital devolve qualidade de vida

Resumo da reportagem: O programa ‘Cirurgia para todos’, do Hospital Evangélico de Londrina, surgiu em agosto de 2022 como uma forma de disponibilizar procedimentos de média e alta complexidade com preços reduzidos e opções de parcelamento. Em um momento em que as cirurgias eletivas estavam represadas pela pandemia, o programa foi “uma luz no fim do túnel” para duas mulheres que lutavam há anos com problemas de saúde. Popularizando os procedimentos, que chegam a ser 80% mais baratos do que na rede particular, o ‘Cirurgia para todos’ já devolveu qualidade de vida para pelo menos 1.400 pessoas do Paraná e de outros estados.

 

CATEGORIA REPORTAGEM EM VÍDEO

TV Evangelizar

Jornalista responsável: Aline Peres

Equipe: Sérgio Junior, reportagem e vídeo; Aline Peres, pauta; Adriano Peters, edição

Título: Livro de receitas afetivas de pacientes em cuidados paliativos é lançado

Resumo: Os pacientes em cuidados paliativos do Hospital Erasto Gaertner eternizaram seus nomes em livro de receitas afetivas. O lançamento foi no dia 24 de janeiro de 2024, com a presença de profissionais da área da saúde, pacientes e familiares, e marcou os 4 anos de atividades do hóspice. O espaço de acolhimento busca trazer a afetividade em todo o processo, em especial na alimentação dentro dos cuidados paliativos. 

 

TV Naipi – Rede Massa/SBT

Jornalista responsável: Deivide Sacramento

Equipe: Deivide Sacramento, repórter; Gleison Jorge, repórter cinematográfico; Eliane Luz, produção; Sandy Stefanny, edição de imagem; Priscila Stauffer, edição de texto

Título: Hospital investe em tecnologias e na Inteligência Artificial

Resumo: Conhecidas como entidades beneficentes de assistência social, os hospitais filantrópicos desempenham um importante papel na melhora da condição de vida e na saúde das pessoas. Em Foz do Iguaçu, um hospital encontrou na tecnologia e na inteligência artificial uma maneira de fazer isso. Na reportagem especial exibida no Tribuna da Massa – Rede Massa/SBT, você vai ver como a tecnologia tem auxiliado profissionais da saúde a aplicarem a fisioterapia mesmo em pacientes inconscientes, e como os algoritmos da inteligência artificial evitam os erros de prescrição de medicamentos.

 

RPC TV

Jornalista responsável: Helen Anacleto

Equipe: Helen Anacleto, Leonardo Morrone, Andrei Cunico, Rodolfo Barbosa, Matheus Cavalheiro e Thiago Ferreira

Título: Cuidados paliativos trazem dignidade a pacientes com doenças graves

Resumo da reportagem: Mostramos em uma reportagem especial a importância dos cuidados paliativos e como eles fazem a diferença na rotina de pacientes com doenças graves e incuráveis. Neste material, a dignidade é o fio condutor que une as histórias de Maria Laisa, de 58 anos, Lara, de 19 e Juliana, paciente que morreu no ano passado – depois de ter recebido os cuidados paliativos e ter vivido com plenitude seus momentos finais junto à família e aos amigos. A reportagem também destaca o trabalho pioneiro do Hóspice Erasto Gaertner, que completou quatro anos em janeiro e atendeu 6 mil pessoas em 2023.

Fonte: FEMIPA