Foi lançado no dia 31, o 4º ano do Projeto Orientação é Prevenção, realizado por profissionais do Hospital Municipal de Araucária (HMA) para jovens meninas participantes do Adolescentro.

Como nos anos anteriores, durante o período de 1 mês, meninas de 13 a 17 anos participarão de palestras e outras atividades educacionais no HMA. O projeto tem como objetivo a orientação, através da abordagem profissional de assuntos como gravidez na adolescência, cuidados com o corpo, relacionamentos, distúrbios alimentares, automedicação e demais temas pertinentes a esta fase da vida das garotas. Segundo a Assistente Social do HMA, Érika Souza, todo o projeto foi desenvolvido com base nos interesses das meninas. “Antes de criarmos o projeto, nós fizemos uma visita às garotas no Adolescentro e conversamos com elas para percebermos quais eram os assuntos que elas tinham maior interesse. A partir daí, desenvolvemos uma programação que contemple exatamente estes temas e que despertará ainda mais a atenção delas”.

Já para a psicóloga do HMA, Tayana Tanabe, com este trabalho é possível mostrar de maneira educativa e descontraída, através de dinâmicas e outras atividades lúdicas, quais são as consequências emocionais, físicas e sociais de uma gravidez não planejada, por exemplo. “Nossos encontros servem como um canal de informação e troca de experiências com as meninas, já que a conversa acontece de maneira descontraída e muitos assuntos pessoais são abordados. Desta forma, há uma cumplicidade entre o grupo e que agrega também para o crescimento pessoal e profissional da equipe envolvida” completa a psicóloga.

Este ano, o projeto terá a participação de 89 adolescentes, que serão divididas em 4 turmas e participarão de palestras ministradas por profissionais do HMA das áreas de psicologia, serviço social, farmácia, nutrição e ginecologia.

Fonte: Comunicação HMA