O Serviço de Ortopedia do Hospital Nossa Senhora das Graças realizou mais de 100 cirurgias bem-sucedidas de prótese de quadril com a inovadora tecnologia VELYS Hip Navigation, de última geração, fornecida pela Johnson & Johnson.
“Ao atingir esse marco nos tornamos referência nesse tipo de tecnologia e estamos ensinando cirurgiões do Brasil todo”, diz o cirurgião ortopédico e chefe da especialidade de ortopedia do HNSG, Dr. Renato Raad.
Com o uso da tecnologia os cirurgiões conseguem ter mais precisão e personalização nesse procedimento cirúrgico, com alinhamento da prótese de quadril e a angulação ideais para cada paciente, reduzindo riscos e promovendo maior estabilidade nas articulações.
Como funciona a tecnologia
Uma imagem chamada de radioscopia é obtida do quadril do paciente e analisada em tempo real, com o objetivo de atingir o melhor alinhamento e posicionamento dos componentes acetabular e femoral do seu novo implante.
A verificação da posição desejada do implante pode ajudar a reduzir a probabilidade de deslocamento do quadril e aumentar a estabilidade das articulações.
Quando a cirurgia é indicada
Na artroplastia total de quadril (também chamada de prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos. Há vários motivos pelos quais o médico pode recomendar a artroplastia de quadril. As pessoas que se beneficiam com a artroplastia de quadril normalmente apresentam:
Dor no quadril que limita as atividades do dia a dia, como caminhar ou se curvar;
Dor no quadril mesmo durante repouso, de dia ou de noite;
Rigidez no quadril que limita a capacidade de se movimentar ou levantar a perna;
Alívio insuficiente da dor com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia ou aparelhos que auxiliam a caminhar.
Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças