O Hospital Angelina Caron, localizado na Região Metropolitana de Curitiba e referência internacional em transplante de órgãos, é o primeiro hospital do Brasil a adotar um dos mais exigentes protocolos internacionais para planejamento de cuidados de saúde.  O care planning desenvolvido pela empresa Elsevier, líder global nesse tipo de solução, é um sistema focado em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e aprimorar a eficiência da equipe médica e de enfermagem.

 

A gerente de enfermagem do Hospital Angelina Caron e responsável por implementar o protocolo na instituição,  Eliana Fugitani, explica que a plataforma traz melhorias relevantes na rotina de pacientes e equipes envolvidas nos atendimentos.

 

“O sistema é baseado em evidências científicas que contribuem para que as equipes multidisciplinares criem planos personalizados de cuidados para cada paciente. Com o uso da plataforma, os profissionais de saúde podem acessar informações atualizadas sobre as melhores práticas de cuidados e diretrizes clínicas, além de integrar informações sobre o histórico do paciente e suas condições médicas atuais.”

 

Plataforma é utilizada em outras instituições de referência internacional

 

Adotado pela primeira vez em um hospital no Brasil, o Care Planning Elsevier já é utilizado por milhares de hospitais em todo o mundo, incluindo grandes instituições de renome como Imperial College (Inglaterra), Baptist Health (Estados Unidos), EHS (Emirados Árabes Unidos) e Fundación Valle del Lili (Colômbia).

 

Eliana diz que entre os principais benefícios estão a redução de erros e complicações médicas. “A melhoria na qualidade dos cuidados é reflexo da possibilidade de acesso rápido e fácil a informações atualizadas sobre as condições do paciente e as melhores práticas de atendimento. Isso permite a identificação precoce de problemas e o monitoramento contínuo do progresso do paciente.”

 

“Além disso, o Care Planning trará um maior empoderamento do time multidisciplinar, especialmente da enfermagem, fornecendo o suporte necessário para que a equipe de enfermagem crie planos de cuidado de maneira autônoma e com base nas necessidades e condições clínicas de cada paciente”, completa.

 

Cuidados que continuam em casa após a alta

 

O novo sistema permitirá enfatizar quais os pontos educacionais que precisam ser abordados com os pacientes e familiares, para que, no momento da alta, todos estejam prontos para as necessidades que deverão atender em casa.

 

“Esperamos melhorar ainda mais a qualidade dos cuidados com os pacientes e aprimorar o trabalho das nossas equipes médicas e de enfermagem. A melhoria da satisfação dos profissionais de saúde, com um sistema que facilita a tomada de decisões clínicas e promove a colaboração entre as equipes, será refletida também na melhoria da satisfação dos pacientes e suas famílias, com uma abordagem mais centrada nas pessoas”, finaliza.
Sobre o Hospital Angelina Caron

O Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 40 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Fonte: Hospital Angelina Caron