O Hospital Ministro Costa Cavalcanti criou um comitê de suporte familiar para dar apoio humanizado e diferenciado para casos de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI-Geral, Unidade Coronariana e UTI-Neonatal, UTI-Pediátrica e Ala-Covid). Esse grupo é responsável por ligar e manter contato com os familiares dos pacientes internados nestas unidades, dedicar um tempo para conversar, tirar dúvidas e conhecer melhor as expectativas em relação à internação de seus parentes. Contando com o apoio dos coordenadores de cada Unidade de Terapia Intensiva, os médicos ligam periodicamente aos familiares dos pacientes, esclarecendo dúvidas e informando sobre cada conduta terapêutica.

Quem é o grupo?
O comitê é formado por uma coordenadora médica, uma enfermeira, uma psicóloga, uma assistente social e uma concierge. “Queremos mostrar nosso carinho e nossa disponibilidade a esses familiares nesse momento tão importante para a família, construindo uma assistência humanizada”, explica a Dra. Ana Paula Romanini.

Além da ligação dos médicos, o serviço dispõe de um contato telefônico (45) 3576-8766, em horário comercial, caso os familiares precisem entrar em contato. O HMCC lembra que é fundamental manter atualizado o telefone do familiar responsável pelo paciente, para que as equipes possam entrar em contato.

Demais blocos de internação
A proposta inicial deste trabalho é voltada exclusivamente às UTIs em razão do estado crítico dos pacientes internados nestas unidades. “Eles não têm acesso a telefones celulares, ferramentas de comunicação, diferentemente dos demais blocos de internação que podem a qualquer momento fazer contato via celular com seus familiares”, lembrou a coordenadora do comitê.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes, colaboradores e médicos da Instituição e manter a excelência no atendimento de qualquer natureza.

Fonte: Hospital Costa Cavalcanti