Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital Pequeno Príncipe, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do país, foi reconhecido no programa internacional Health Care Climate Challenge, com o Climate Action Award 2025. Além disso, figurou pela terceira vez consecutiva na posição Gold, a máxima na categoria Resiliência Climática.

Promovida pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH) e pela Health Care Without Harm, a premiação foi entregue durante o 18.º Seminário Hospitais Saudáveis, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, em São Paulo.

O Desafio Saúde pelo Clima reúne instituições de saúde de todo o mundo comprometidas com a ação climática em três pilares essenciais: liderança, mitigação e resiliência climática. A mitigação está voltada à redução das emissões de gases de efeito estufa, enquanto a resiliência climática diz respeito à capacidade das organizações de se preparar e responder aos impactos das mudanças do clima e a eventos extremos.

Participação do Complexo Pequeno Príncipe em debates e iniciativas sobre o clima

O Seminário é um dos principais eventos na área da saúde que precedem a COP 30, reunindo profissionais do setor para vocalizar o tema e reforçar o manifesto ‘Clima é Saúde, Saúde é Clima’, que será entregue às autoridades globais durante a Conferência, em Belém. Durante o evento, o Complexo Pequeno Príncipe também apresentou o artigo “Vantagens do Mercado Livre de Energia para o Hospital Pequeno Príncipe: uma Perspectiva de Sustentabilidade e Economia”, exposto em formato de pôster.

O Pequeno Príncipe, que é presença constante entre as instituições premiadas no Health Care Climate Challenge, conquistou o reconhecimento internacional pelo quinto ano consecutivo:

  • 2021 – Eficiência Energética (Silver)
  • 2022 – Resiliência Climática (Silver)
  • 2023 – Liderança Climática (Gold)
  • 2024 – Resiliência Climática (Gold)
  • 2025 – Resiliência Climática (Gold)

Premiação reforça compromisso ambiental do Pequeno Príncipe

De acordo com o diretor-corporativo da instituição, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento destaca o Complexo Pequeno Príncipe como referência internacional em sustentabilidade na saúde, alinhado ao conceito de Saúde Única, que integra o bem-estar humano, ambiental e animal.

Outro ponto enfatizado pelo diretor-corporativo é que a premiação reforça o compromisso da instituição com a redução de emissões, o uso responsável de recursos e a preparação para os desafios climáticos, além de legitimar e fortalecer as ações e metas da Política Ambiental. “Essa conquista chega em um momento muito especial, às vésperas do lançamento da Política de Biodiversidade do Complexo Pequeno Príncipe, que abrangerá o Hospital, o Instituto de Pesquisa e as Faculdades, ampliando ainda mais o nosso olhar sobre o futuro”, afirmou José Álvaro.

Sobre o Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atuar em 47 especialidades e áreas de assistência em pediatria, com equipes multiprofissionais.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 74% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, realizou 259 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil procedimentos cirúrgicos e 293 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria.

Junto com a Faculdades Pequeno Príncipe e com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, compõe o Complexo Pequeno Príncipe. Essa atuação em assistência, ensino e pesquisa — conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo — tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional.

Em 2025, o Pequeno Príncipe foi listado como um dos 70 melhores hospitais do mundo no ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, o que o colocou, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina. Neste ano, foi reconhecido como Hospital de Excelência pelo Ministério da Saúde por meio de certificação concedida a instituições que cumprem critérios técnicos rigorosos na assistência.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe