O segundo dia do 17º Seminário FEMIPA foi marcado por palestras voltadas à Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar. Representando o Instituto Israelita Albert Einstein, de São Paulo, o professor e coordenador de compras e projetos estratégicos do hospital, Bruno Lima, abordou os desafios e a importância do planejamento na gestão de compras na área da saúde.

“A gestão de compras eficiente é fundamental para a qualidade da assistência médica. Só é possível um bom atendimento quando há um suporte logístico que garanta o pleno funcionamento das unidades de saúde”, destaca Lima.

O palestrante revelou detalhes sobre a complexidade e a responsabilidade envolvidas na administração de insumos e suprimentos hospitalares, ressaltando que uma cadeia de suprimentos bem estruturada contribui para a redução de custos, a otimização de processos e a segurança no atendimento aos pacientes.

“A logística hospitalar precisa lidar constantemente com urgências, pressões operacionais e backlogs que podem comprometer a eficiência do atendimento. Não adianta contar com uma equipe médica altamente qualificada e equipamentos de última geração se faltar um item simples, como uma lâmpada, que pode colocar em risco a qualidade e a segurança dos procedimentos”, explica.

Além disso, Bruno Lima ressaltou que o setor de compras hospitalares abrange desde medicamentos e materiais médicos até insumos essenciais para a limpeza e manutenção das instalações. “Por isso, o trabalho desse setor envolve desde os fabricantes até os pacientes atendidos, garantindo que cada item necessário esteja disponível no momento certo”, explica.

A palestra reforçou a necessidade de investir em tecnologias e processos inovadores para aprimorar a gestão de suprimentos na área da saúde. Além disso, destacou que, com uma abordagem estratégica e integrada, o setor de compras pode não apenas evitar falhas no abastecimento, mas também promover maior eficiência operacional, redução de custos e melhorias no atendimento aos pacientes. O coordenador de compras e projetos, Bruno Lima, finalizou enfatizando que, em um ambiente hospitalar onde cada segundo conta, a excelência na gestão de compras pode fazer a diferença entre um atendimento eficiente e um problema crítico envolvendo a saúde de pacientes.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa - Ana Reimann