Será inaugurado esta semana a Agência Transfusional do Hospital Santa Casa de Campo Mourão. O objetivo é facilitar e agilizar o atendimento dos pacientes de urgência e emergência melhorando assim a qualidade na assistência à saúde. Os serviços da agência serão efetuados com o apoio do laboratório São Gabriel, Hemonúcleo e da Secretaria Regional de Saúde.

O projeto atende uma exigência do Ministério da Saúde, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC). As instituições de assistência à saúde que tem intervenções cirúrgicas de grande porte, atendimentos de urgência e emergência e serviço de oncologia devem manter uma agência transfusional dentro do estabelecimento para que haja mais rapidez no atendimento.

A unidade funcionará 24 horas por dia, tendo colaboradores à disposição para os procedimentos necessários. Segundo a biomédica do HSC, Eduarda Suzuki, o hospital Santa Casa é a primeira agência intra-hospitalar de abrangência do Hemonúcleo de Campo Mourão, sendo de grande importância para a cidade. “Nossa agência prioriza a agilidade no serviço de hemoterapia, buscando sempre o melhor para nossos pacientes”, explica a funcionária.

Até então, esse trabalho sempre foi direcionado para o Hemonúcleo. Quando o hospital necessitava de bolsas de sangue, o núcleo era acionado para que o sangue compatível ao paciente fosse entregue ao hospital. Já com esse novo serviço implantado dentro do hospital, o atendimento será mais rápido pois não haverá mais necessidade de esperar ajuda externa. Para a chefe do Hemonúcleo, Maria Luiza Salvador, o projeto está sendo favorável, principalmente para o paciente, pois a agência interna vem para aperfeiçoar o tempo entre a solicitação e a transfusão, minimizando riscos e complicações por falta de sangue. “É uma vitória conseguirmos uma agência transfusional intra-hospitalar, pois sabemos dos benefícios e da qualidade no atendimento com maior rapidez e eficácia”, encerra.

Fonte: Assessoria de Imprensa HSC