O I Simpósio Anual da Rede Metropolitana de Urgência e Emergência de Curitiba da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, realizado no auditório do CRM-PR, reuniu 140 profissionais de saúde. O Conselho Regional de Medicina do Paraná e a Federação dos Hospitais Paranaenses estiveram representados respectivamente pelo gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Dr. Carlos Roberto Naufel Junior, e pelo diretor geral do Hospital do Trabalhador, Dr. Geci Labres, membro do Conselho Fiscal da Fehospar. Carlos Motta, da diretoria da Femipa, representou a Federação no evento, que ocorreu no último dia 08.

Os participantes discutiram os protocolos de regulação para pacientes críticos em linhas de cuidado prioritárias. Foram analisados os protocolos de atendimento e conduta nos casos de hemorragia digestiva (implantado em 2017) e nos casos de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cardíaco (AVC) – revisados em 2017 e expandidos para região metropolitana.

Os indicadores apresentados apontaram o aumento do número de pacientes assistidos e redução no tempo de encaminhamento dos casos graves, nos serviços de atendimentos emergenciais.

Fonte: CRM-PR