O 5º Seminário Femipa, que será promovido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), de 21 a 23 de novembro, em Curitiba (PR), contará nesta edição com um pré-evento composto por três salas temáticas simultâneas. O objetivo é envolver, além dos gestores dos hospitais, estudantes e outros profissionais da área da saúde. O tema central do evento será “Desafios da Assistência Hospitalar: Gestão e Financiamento”.

Uma das salas temáticas abordará a sustentabilidade. O sócio da Lanaká Consultoria em Sustentabilidade, Rodrigo Henriques, vai apresentar os desafios e as iniciativas no Brasil e no mundo dessa temática dentro do complexo hospitalar. Os participantes poderão conhecer ainda as ações da Agenda dos Hospitais Saudáveis, que serão discutidas pelo presidente do conselho do Projeto Hospitais Saudáveis e representante da ONG Saúde Sem Dano no Brasil, Vital de Oliveira Ribeiro Filho.

Já o impacto do gerenciamento dos protocolos médicos na redução de custos e garantia da sustentabilidade financeira dos hospitais será tratada por Rodrigo Nóbrega, da Gesti – Gestão e Soluções em Terapia Intensiva.

Em outra sala temática, que será coordenada pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), será discutida a inserção dos profissionais de Saúde no mercado de trabalho. O objetivo é envolver a academia e encontrar soluções para o gargalo da falta de mão de obra qualificada. O professor Raul Zanon, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, irá focar na escassez de talentos para a área da Saúde. Enquanto o doutor em Educação, Marciano de Almeida Cunha, falará sobre o desafio para o processo de humanização no Setor da Saúde.

Haverá espaço ainda para o debate sobre a cadeia de suprimentos, com a professora da pós-graduação em Gestão Empresarial na Saúde, Luiza Helena Giraud; e os desafios e oportunidades de trabalho em grupo, com o professor e coordenador da Escola de Negócios da PUCPR, Lourival Scheidweiler.

O terceiro tema será “Estrutura Hospitalar: arquitetura e manutenção”, que contará com a participação do presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), Fábio Bitencourt, que irá abordar os aspectos da ergonomia e do conforto humano em ambientes de saúde. As arquitetas, Ana Carolina Potier Mendes, e Mariluz Gomez Esteves, da Pró-Saúde Profissionais Associados, vão apresentar um plano diretor para os hospitais.

Dentro desse tema serão abordados ainda a legislação sanitária na arquitetura de estabelecimentos assistenciais de saúde pelo engenheiro da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Carlos Roberto Patza, e a instalação e manutenção de rede de gases medicinais, com a participação de representante da Air Liquide do Brasil.

A programação iniciará às 13h30 do dia 21 com o credenciamento dos inscritos. Todos os participantes do Seminário, que será realizado na Associação Médica do Paraná, ganham como bônus acesso à programação do pré-evento.

Mais informações, inscrições e programação completa: www.seminario.femipa.org.br.

Serviço:
5º Seminário Femipa
Tema:
“Desafios da Assistência Hospitalar: Gestão e Financiamento”
Data: 21 a 23 de novembro de 2012
Local: Associação Médica do Paraná – Rua Cândido Xavier, nº 575 – Água Verde – Curitiba – PR
Inscrições e informações: www.seminario.femipa.org.br