A tese de mestrado da servidora Eliane Xavier da Silveira intitulada “Desvendando a Informação e Decisão na Prática do Secretário Municipal de Saúde”, sob orientação do professor da UFPR, Dr. Edelvino Razzolini é uma das finalistas do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011. A cerimônia de entrega será realizada no primeiro bimestre de 2012. 

O prêmio foi instituído pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde para reconhecer o trabalho dos pesquisadores e suas pesquisas, que são imprescindíveis para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil. Serão premiadas pesquisas em cinco categorias de pós-graduação. 

A pesquisa paranaense esta pautada na tríade SUS – Informação – Decisão e é desenvolvida no segmento municipal de saúde. Nesta concepção, a gestão da informação vai além de alimentar regularmente banco de dados e operar sistemas de informação.

O estudo considera a informação como um recurso valioso existente nas atividades organizacionais, e analisa as percepções e atitudes dos secretários municipais de saúde em relação à informação para tomada de decisão. Também retrata a importância da gestão da informação no setor público de saúde, pois na sociedade atual o bom desempenho de qualquer organização apresenta estreita relação com a gestão da informação que oferece suporte a seu dirigente com informações notórias, oportunas, confiáveis e úteis. 

Este estudo tem o intuito de ampliar a discussão da informação como recurso de qualificação da gestão do SUS, pois através da gestão da informação o SUS preconizaria um modelo de administração pública construída por meio de evidências.

Currículo – Eliane Xavier da Silveira é mestre em Ciência Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2007). Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Saúde pela ENSP/Fiocruz; Tem artigos referentes a práticas gerenciais publicados na revista Informação & informação e no livro Gestão de Políticas Públicas no Paraná: Coletâneas de Estudo. Trabalhos publicados em diversos congressos. Possui vínculo institucional com a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, atualmente lotada no Hospital Regional São Sebastião, da Lapa onde é responsável pelo Núcleo de informação e Analise da Situação – NUIAS .

Fonte: Sesa