O presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, se reuniu na manhã desta quinta-feira (02) com o deputado federal Rubens Bueno para conversar sobre o parecer do relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia, que mencionou sobre a possibilidade de recomendação do fim da isenção (leia mais aqui). No encontro, Ventorim apresentou ao deputado Rubens Bueno a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, realizada pelo Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif), que mostrou, entre outras coisas, que a filantropia no Brasil entrega muito mais do que recebe de isenções fiscais – a cada R$ 1,00 obtido por isenções fiscais, cada instituição retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade.

Além das informações da pesquisa, o presidente da Femipa lembrou, ainda, que, no Paraná, as santas casas e hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, e mais de 70% dos procedimentos de alta complexidade.

“Com base nesses dados, mostrei ao deputado que se realmente a reforma trouxer o fim da isenção, os hospitais não se sustentam. A grande maioria vai fechar as portas, se não todos. Se as instituições de Saúde filantrópicas não aguentarem, terão que reduzir atendimento no SUS. Dessa forma, as pessoas terão que procurar hospitais públicos do Estado ou dos municípios, que não têm estrutura para atender. Isso vai fazer com que elas tenham que migrar para planos de saúde, mas elas não têm recurso para isso. Tudo isso serve para mostrar que a isenção não pode acabar, porque vai causar um prejuízo enorme para a população. Vale ressaltar, também, que a isenção também chega às entidades de educação e de assistência social”, alertou.

De acordo com Ventorim, o deputado demonstrou preocupação com a situação das instituições filantrópicas do Brasil e garantiu que vai encaminhar um parecer ao relator, deputado Arthur Oliveira Maia. Em paralelo, o presidente da Femipa garante que as santas casas e hospitais filantrópicos terão que se unir e fazer um forte trabalho junto à bancada federal paranaense. No âmbito federal, a CMB também já está se articulando.

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa